quarta-feira, 4 de abril de 2012

Expressões corporais dos cães


Expressões corporais em diversas situações
Imagine como seria bom se nossos companheiros, assim como nos filmes e desenhos animados, pudessem nos dizer o que querem ou estão sentindo. É fato: Os cães não falam. Reconhecer seus desejos, muitas vezes, torna-se uma "missão" quase impossível.

Para contornar esta condição, torna-se imperioso conhecer a Expressão corporal dos cães, que é a forma como eles se comunicam. Claro, não saberemos exactamente o que está passando pela cabeça dele, mas teremos uma noção muito boa e poderemos através dela identificar, evitar ou corrigir alguns maus hábitos.

Para que todos entendam sobre esse assunto, é bom ressaltar que uma manifestação pode ter significados diferentes, cabe ao intérprete, distinguir um do outro. Entra aí a intimidade, o contado, convivência com o animal e principalmente seu histórico. Essas são as variáveis que podem influenciar numa interpretação. Ficou complicado?



Será sempre mais fácil reconhecer o que o seu animal deseja, com uma determinada acção ou atitude, do que as acções ou atitudes de cães desconhecidos. Bons profissionais estão familiarizados com estas, e conseguem distinguir a linguagem corporal com mais facilidade que um leigo.

É importante também lembrar sobre a dica reflexo condicionado (quem não leu poderá entrar no site e ler a matéria sobre esse assunto ou entrar em contado connosco).

A partir dos sentidos auditivos, tácteis, gustativos, visuais e olfactivos o cão é estimulado o que pode provocar uma reacção. Este estímulo deve ser levado em conta ao se tentar fazer uma interpretação.

Sabendo disso veremos na tabela abaixo expressões mais comuns manifestadas no corpo do cachorro. O conjunto destas reacções traduzem o significado da expressão.



Exemplo: Orelha para trás, cabeça baixa, boca fechada e cauda entre as pernas significa que um cão é submisso ou medroso. Isso inspira cuidados em seu trato. Uma vez acuado , ele poderá avançar.

Agora veremos o que significam algumas de suas atitudes.

Mordiscar as mão das pessoas

Disputa de hierarquia - Acontece mais com os filhotes que estão encontrando um posição hierárquica na matilha. Quando o cão é adulto e têm um temperamento tranquilo isso é uma brincadeira de prazer com uma pessoa.

Cabo de guerra

Disputa de força. O mais forte é o líder. Quem leva o brinquedo é o mais forte e consequentemente o líder. Toda as vezes que o proprietário brincar com o cão deve levar o brinquedo com ele no final da brincadeira.
Bolinha ou outro tipo de brinquedo

Quando o brinquedo é jogado na frente de um cachorro, não é o só um brinquedo e sim um bicho que está fugindo e que ele tem muito prazer em caçar.

1- Se o cão devolve o brinquedo para o dono para poder continuar a brincadeira demonstra que tem facilidade de fazer as coisas para agradar seus donos.

2- Se foge com o brinquedo e leva para a caminha, casinha ou para debaixo de um móvel, que significa sua "toca", é porque não que dividir com ninguém a carne dessa caça ou não quer perdê-la para ninguém, pois quem fica com a caça por ultimo é o líder da matilha (explicado anteriormente).

3- Se o cachorro não corre atrás do brinquedo é porque não sente prazer em fazê-lo e prefere outras actividades.

Chamar para brincar

Quando o cão corre de um lado para outro e/ou abaixa o dorso e levanta a parte traseira.

Cheirar as necessidades de outros cães na rua

O cachorro tem memória olfactiva, ou seja, um determinado cheiro traz consigo várias informações: se é de um macho ou fêmea, qual a média de idade, se é um cão líder ou submisso e etc... Caso seja um cheiro que interesse o "investigador", ele vai memorizar para procurar por este cheiro em outros lugares, principalmente perto de sua casa, pois ele, por exemplo, pode ter medo que sua casa seja invadida por um "líder".

Quando encontra com outros cães cheira suas partes intimas para conhecer todas estas informações e quando cheira as necessidades desse cão na rua, sabe de qual cão se trata.

Encontrando com outro cão

Devemos prestar atenção nas expressões corporais, para saber se esses cães podem ficar juntos ou não. Além disso, tomar cuidado com a imposição de força que acontece quando um cachorro coloca a cabeça ou o pescoço no dorso do outro e faz força para baixo ao tenta cruzar com o outro mesmo sendo o encontro de dois machos.

O mais forte tem o direito de cruzar, isso não quer dizer que o cão seja homossexual, mas sim uma imposição de hierarquia, que na grande maioria das vezes acaba em briga.

Escondido em baixo de móveis

Toda vez que o dono briga, ele quer um lugar seguro e protegido para ficar. Caso o dono insista em brigar ou até em bater, o cachorro por mais tranquilo que seja irá se defender. O melhor é deixá-lo em paz e não insistir nas investidas.

Deitar e mostrar a barriga

Além do cão gostar de carinho na barriga, num momento de sufoco, isto significa que o cachorro se rendeu. O dono deve parar de brigar imediatamente, pois do contrário, o cão vai se defender. Quando é um animal de porte pequeno não machuca muito, mas do porte médio para cima uma mordida pode machucar e causar muito estrago...

Esses dois últimos itens são os maiores motivos para os acidente que vemos na mídia. Cães que mordem os donos porque são maltratados, se defendem e são tachados como violentos. É claro, existem cães mais dominantes que outros e nesses casos um cuidado maior deve ser observado.

Isso se agrava quando, estes tipos de cães caem em mãos de donos inexperientes. Se você tem dificuldades no lidar com seu cachorro peça ajuda para um profissional, para que não ocorra nenhum acidente. Existem muitas outras situações, mas estas são as mais quotidianas e relevantes no convívio com seu companheiro. Aprenda-as e evite comportamentos desagradáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário