quarta-feira, 4 de abril de 2012

Adoptar um gato: Como escolher

Um gato é um animal que se adapta facilmente ao estilo de vida dos humanos. São animais independentes e não exigem tanta manutenção como os cães.

A adopção de uma gato é um compromisso a longo prazo, por vezes a 20 anos e deve por isso ser bem ponderada. Os gatos têm uma maior longevidade do que os cães e uma taxa de reprodução mais alta, o que faz com que haja muitos gatos disponíveis para adopção. Existem vários factores que ajudam na escolha do gato que melhor de adapta a si.



Temperamento


Enquanto os donos dos cães já vão tendo noção de que é bastante importante escolherem um animal cujo grau de actividade seja similar ao do dono, os gatos são ainda considerados como tendo apenas um tipo de temperamento, sendo por isso todos iguais. Isto faz com que os donos escolham o gato baseado na aparência e não nas pistas que ele dá sobre o seu comportamento.


Ao escolher um gato num gatil ou associação de animais, deve primeiro observar o comportamento dos vários gatos. Os animais mais activos tendem a ser mais brincalhões e menos afectuosos, enquanto os mais calmos costumam gostar mais de sessões de carícias no colo do dono. Existem gatos mais ariscos que não toleram festas duranto muito tempo, e que acabam por entreter o dono ao brincar sozinho. Outros exigem bastante atenção e não passam sem uma dose diária de mimos. Deve procurar o gato que mais se adapte à sua personalidade.


Os gatos tendem a dormir bastante por isso pode ser difícil avaliar o temperamento dos gatos se eles não estiverem despertos. Pode sempre pedir para soltarem dois ou três gatos para ver como eles interagem consigo e entre eles. Isto é especialmente importante se já tiver um gato em casa.

Não confunda contudo, gatos calmos com gatos doentes.

Saúde


Os gatos resgatados da rua trazem muitas vezes problemas, seja pulgas, carraças, coriza (gripe). Examine o gato escolhido antes de o adoptar. Corrimento nasal ou ocular são sinais de gripe. Apatia ou falta de reacção são também sinais de doença. Em condições ideais, o gato deve ter o pêlo em bom estado, mas por vezes a sujidade e falta de escovagens acabam por esconder um pêlo bonito. Daí que só depois de um banho é que é possível avaliar este aspecto.


As associações e gatis costumam ter cuidados veterinários com os animais que recolhem. No caso dos gatis camarários, os animais mais fracos acabam por ser abatidos. Por isso, em princípio, se o gato estiver doente, os funcionários ou voluntários são capazes de lhe dar essa informação. Não deixe, apesar disso, de observar o gato.


Resposta aos humanos


Se há uma verdade que é bem conhecida entre quem já adoptou animais é que muitas vezes são os animais que adoptam o dono e não o contrário. Ou seja, parece ser o gato que diz, “eu quero ser escolhido por ti”. Interaja por isso com vários gatos e procure aquele que mais rapidamente estabelece um laço consigo, seja a brincar, a ronronar com festas, etc.


Esse é o gato que vai querer levar para casa.


E se não se conseguir decidir só por um, então leve dois. Os gatos são regra geral animais que gostam de companhia se o dono passar muito tempo fora e dois gatos brincam entre eles, em vez de brincarem com o mobiliário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário