O animal comporta-se como estando em matilha, fruto dos seus hábitos ancestrais. De um forma simples é necessário que o dono mostre que quem manda em casa é ele e não o animal. As ideias veiculadas de medicação de animais com problemas de comportamento, não são cura mas sim um tratamento a não prolongar indefinidamente. Há animais sem cura devido aos donos passarem anos a permitir-lhes fazerem o que querem. O que é essencial é o dono não mostrar medo e impor-se ao animal.Uma pessoa que adquire um Rottweiller não deve tratá-lo como um caniche O animal é o reflexo de quem o tem. Cabe à pessoa ensiná-lo a comportar-se. Para isso basta solicitar indicações ao veterinário de como o educar. A psicologia animal para os animais de companhia resume-se a isto: O seu amigo é o reflexo do que você é e lhe deixa ser.

Muitas vezes os problemas mais complicados têm uma solução simples. O tratamento com medicamentos de uma situação de comportamento incorrecto não é solução correcta,a menos que deseje ver o seu animal a comportar-se da forma que deseja sob o efeito de fármacos. A indicação do veterinário assistente sobre as formas de educação basta para não ter problemas. Pode ainda recorrer a um treinador idóneo para ensinar o seu animal.

O Treinamento deve começar desde que o cachorro vá para sua casa. Não se esqueça de lhe mostrar através de recompensa, com uma guloseima onde ele deve fazer as necessidades. Pode treiná-lo com o sistema de recompensa.para castigá-lo por acções incorrectas Deve fazê-lo logo após o acto e nunca algum tempo depois visto que ele já não se recordará do que fez de mal. O tom de voz é diferente. Não se esqueça de que ele não compreende o que lhe diz, mas reconhecerá diferentes inflexões de voz. Nunca admita que o cachorro o morda nem se mostre submisso para com ele. Permitir que ele faça o que quer não é benéfico nem para os donos nem para o animal. Não adquira cachorros cuja raça tem historial de dominância se nunca teve um cão. E lembre-se que o seu cachorro é exactamente aquilo que o dono lhe permite ser.



Treino de Trela
Existem diversos métodos para treinar o seu cachorrinho a andar com a coleira, mas genericamente todos envolvem uma regra muito simples: um comportamento correcto do cão deve ser recompensado, um incorrecto, desencorajado. Se o seu cão passeia na rua sem o puxar, seguindo naturalmente o seu passo, está a portar-se bem. Se por outro lado ele o arrasta ou persegue tudo o que vê, está a portar-se mal e deverá ser reprimido. Como proceder? Pare simplesmente de andar e não recomece até que a coleira volte a ficar com folga. Quando isso acontecer, faça uma festa e encoraje o cachorro. Se por outro lado ele persistir em puxar a trela diga com uma voz forte "Não!", mas sem gritar ou bater. É melhor encorajar o seu cachorrinho entusiasticamente quando ele se comporta correctamente. A maior parte dos cachorrinhos resiste inicialmente ao uso da coleira, mas não desista. Se o fizer, se pegar nele ao colo ou passeá-lo sem coleira, ficará com um cão que será muito difícil de controlar no futuro.

Higiene

Se o seu cão gosta de passear (e qual é que não gosta?) pode interpretar o regresso a casa como um castigo. Assim vai tentar atrasar ao máximo o regresso, urinando umas pingas aqui e ali. Quando ele tiver feito as suas necessidades continue o passeio durante mais algum tempo. Desta forma ele já não vai associar o acto ao regresso a casa. A associação negativa deixa de existir.
Por vezes, por ansiedade ou porque se assustou, ele poderá descuidar-se. Acontece aos melhores! Tente sempre utilizar a técnica da associação positiva e felicitar o seu cão (dando-lhe um biscoito, etc) quando ele faz as necessidades onde é suposto. Não se esqueça que os cães adoram agradar ao seu dono e receber elogios dele.