quarta-feira, 4 de abril de 2012

Treinar o gato, uma missão possível!

Os gatos são animais espertos, fugidios e provocadores, deixando os donos à beira de um ataque de nervos sempre que estes tentam impor alguma disciplina. Mas a verdade é que os gatos podem ser treinados com recurso a uma técnica muito utilizada nos cães: o reforço positivo.

Ao contrário dos cães que são animais gregários e naturalmente dispostos a obedecer a um membro hierarquicamente superior, os gatos são animais solitários que só obedecem ao seu instinto, evitando ou atacando aqueles que os confrontam na natureza.


Por isso, para treinar um gato é necessário fazer com o seu instinto esteja de acordo com a nossa vontade e a única forma de o conseguir é utilizar recompensas irresistíveis. As punições resultam muito mal com gatos, sobretudo se eles associarem a punição ao dono. Tal como fariam na natureza, os gatos aprendem a evitar o dono ou a responder agressivamente, mas não alteram o seu comportamento.

Encontrar uma recompensa

Os gatos não são tão orientados para comida como os cães, mas existe sempre um alimento a que não resistem. Descubra qual o alimento, mas evite guloseimas para humanos e não dê comida tóxica, como por exemplo chocolate. Esse alimento ou recompensa não deve ser normalmente dado ao gato e só deve ser utilizado nos treinos.

Para que o gato ceda melhor à recompensa é também benéfico não deixar comida à descrição e criar horários regulares de alimentação.





Treino

Os cães aprendem a sentar ao comando em 2 dias, enquanto os gatos demoram 2 semanas. Mas os gatos aprendem a fazer as necessidades no sitio indicado em 2 dias, enquanto os cães demoram 2 semanas. Aqui estão bem patentes as diferenças entre os dois animais. O gato tem mais apetência para aprender alguns comportamentos e o cão está mais pre-disposto a aprender outros.

Assim, é possível ensinar um gato a sentar, deitar e dar a patinhas, mas isso pouco se adequa à natureza do gato ou àquilo que é necessário para conviver com ele. Da mesma forma que ensinar o cão a arranhar um poste ou a não saltar para o balcão da cozinha é algo desadequado.

Por isso, para começar a treinar o gato, opte por comandos realistas com utilidade prática no quotidiano. A partir do momento que o gato percebe como funciona o treino é mais fácil então ensinar outros comandos que deseje.

Treino Básico

Não é difícil treinar um gato, basta recompensá-lo cada vez que ele age correctamente.

Devido à capacidade de se esconderem em sítios impossíveis, é importante que o gato venha quando é chamado pelo dono. Para isso, chame o gato incessantemente até que ele venha, assim que ele vier, recompense-o. Uma boa prática neste sentido é antes de dar a comida ao gato, chamá-lo pelo nome.

Apesar de ser instintivo para o gato procurar um local asseado, com substrato para poder enterrar as necessidades, por vezes é necessário ensinar o gato a usar a caixa de areia. Para os gatos mais reticentes em relação ao uso da caixa de areia, comece a alimentá-lo em horários regulares e não deixe comida à disposição. O facto de não terem comida à disposição torna os gatos mais predispostos a aceitar recompensas. Para além disso, ter horários regulares faz com o gato faça as suas necessidades a “horas certas”. Sabendo a que horas o gato vai fazer as necessidades, alguns minutos antes, feche-se com ele na divisão onde está a caixa de areia. Se o gato não tiver tapetes, sofás, etc, vai optar pela superfície que mais o agrada, isto é, a caixa de areia. Recompense-o sempre que ele o fizer.

Outra queixa comum entre os donos dos gatos é evitar que ele arranhe os sofás e a mobília. Para isso, dê-lhe alternativas, como um poste de tamanho adequado e recompense-o cada vez que ele o utilizar. Pode também deixar pequenas recompensas no cimo do poste para o gato as ir buscar quando o utilizar.

Estímulos negativos

Se as recompensas não estiverem a resultar e necessitar de estímulos negativos para complementar o treino, lembre-se que o gato não pode associar esses estímulos ao dono. Assim, utilize coisas desagradáveis para o gato, por exemplo, folhas alumínio junto da mobília, em cima do balcão da cozinha ou junto a plantas.

Mas estas medidas não funcionam por si sós. Necessita de recompensar o gato sempre que ele utiliza o poste dele, come a planta dele ou utiliza o brinquedo dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário